sexta-feira, 27 de setembro de 2019

VISITAS TÉCNICAS AO ARQUIVO DA CURIA METROPOLITANA DE SÃO PAULO E AO ARQUIVO PÚBLICO DO ESTADO

 



Visita técnica guiada a dois dos principais arquivos para a pesquisa de informações históricas e genealógicas em São Paulo (valendo para a Capital e também, em muitos casos, para cidades do interior do Estado).

Pela manhã, visitaremos o Arquivo da Curia Metropolitana, no bairro do Ipiranga, que hospeda documentação de cunho religioso da nossa região desde o século XVII; no caso dos imigrantes, são particularmente valiosos os registros relativos a batismo, casamento (incluindo habilitação matrimonial) e óbito. Se você teve parentes que ingressaram na vida religiosa, pode pesquisar outras preciosidades, como os processos "De genere et moribus" (habilitação para o sacerdócio), muito ricos em informações familiares.

No período da tarde, visitaremos o Arquivo Público do Estado de São Paulo, cujas raízes remontam a 300 anos atrás, mas cujo documento mais antigo arquivado data de 1578. É um imenso repositório de nossa história, mundialmente reconhecido. De especial interesse para os descendentes e pesquisadores de imigrantes são os documentos relativos à Hospedaria dos Imigrantes e aos Registros de Estrangeiros, mas a visita apresenta uma visão geral de muitos departamentos e temas de interesse potencial, incluindo a Hemeroteca (coleção de jornais), a Cartografia (mapas), o restauro de documentos, orientações sobre a sistemática de pesquisa no acervo, etc.. 

As visitas terão como objetivo a familiarização com o acervo e sua potencial utilização. Nesse dia não será possível realizar pesquisas em nenhum dos dois locais

Inclusos:


1) Taxa de visitação ao Arquivo da Cúria Metropolitana.

2) Acompanhamento técnico por Virginio Mantesso Neto, historiador, que fará comentários explicando e contextualizando o uso da cada tipo de documentação nas pesquisas de história da imigração, de genealogia dos imigrantes e seus descendentes, e temas afins.


Data, encontros, duração e locomoção:


1) Data: 17 de outubro de 2019 (quinta-feira)

2) Arquivo da Cúria: encontro às 09:45h, sem atraso, na Portaria, Av. Nazaré 993, bairro Ipiranga (é um grande conjunto de imóveis, que inclui logo atrás da Portaria a Paróquia Imaculada Conceição, uma unidade da PUC, um seminário, o Arquivo da Cúria Metropolitana Dom Duarte e Silva, a biblioteca e vários outros órgãos da Cúria).

3) Metrô: Estação Alto do Ipiranga, Linha 2 Verde.

4) Para quem for de carro, há um estacionamento pago, no próprio terreno, com entrada à direita 60m ANTES da Portaria, logo após um conjunto de prédios residenciais no terreno vizinho.

5) Duração da visita: das 10:00 às 12:00hs.

6) Locomoção para o Arquivo do Estado: por conta própria de cada um. Será combinado um esquema de caronas, eventualmente combinado com um lanche/almoço em conjunto. Se puder oferecer vagas num carro, ou se precisar de carona, ligue para a Coordenadora de Caronas, a colega Sonia Porta, no cel/WhatsApp (19) 99829-0919.

7) Arquivo Público do Estado de São Paulo: encontro às 13:45hs, sem atraso, na Portaria, R. Voluntários da Pátria 596, bairro Santana (é um grande imóvel com cerca de 18 andares, com a fachada de cor avermelhada).

8) Metrô: Estação Portuguesa - Tietê, Linha 1 Azul. Acesso: a partir da saída da Estação de Metrô no lado ímpar da Av. Cruzeiro do Sul, pegar a Rua Marechal Odylio Diniz, ou atravessar o quarteirão por dentro, pela Galeria ConVem Tietê, que cruza da Av. Cruzeiro do Sul, 1.709 para a Rua Voluntários da Pátria, 560. Em ambos os casos, ao chegar à R. Voluntários da Pátria, virar à direita.

9) Para quem for de carro, há vários estacionamentos pagos, tanto na Rua Voluntários da Pátria quanto na Av. Cruzeiro do Sul. Estacionar na rua é praticamente impossível.

10) Duração da visita: das 14:00hs às aproximadamente 16:30hs.

11) Se tiver alguma necessidade especial de locomoção, entre em contato comigo ANTES de fazer sua inscrição, para verificarmos se ela pode ser satisfeita.

12) É permitida a substituição de participantes inscritos, mas no caso de desistência ou não comparecimento por qualquer motivo não haverá devolução de valores nem crédito para atividades futuras.


Inscrição:


R$ 60,00 mediante depósito
NO MÁXIMO ATÉ SEGUNDA-FEIRA dia 7 DE OUTUBRO.

Para informações de depósito escrever para:
E-mail: virginio@imigracaoitaliana.com.br

Condições:


1) Há um número limitado de vagas. A garantia de vaga se fará pela ordem de chegada da imagem do depósito ao meu WhatsApp: (11) 99185-1943. Envie também seu nome completo e número de RG (obrigatório para acesso ao Arquivo do Estado).

2) Interessados que depositem o valor da inscrição e depois se verifique que a lotação já estava completa receberão seu depósito de volta integralmente, de imediato.

3) A visita será realizada com qualquer tempo.

4) É permitida a substituição de participantes inscritos, mas no caso de desistência ou não comparecimento por qualquer motivo não haverá devolução de valores nem crédito para atividades futuras.

5) Use roupa e sapatos confortáveis. Leve documento de identidade (obrigatório).

Sugiro que FAÇA SUA INSCRIÇÃO COM A MAIOR ANTECEDÊNCIA POSSÍVEL, pois se for deixando para a última hora pode ocorrer A LOTAÇÃO, e nesse caso você fica sem vaga.


Espero você por lá!


Virginio

E-mail: virginio@imigracaoitaliana.com.br

+ 55 11 99185 1943

Nenhum comentário:

Postar um comentário