segunda-feira, 23 de setembro de 2019

VISITA ÀS FAZENDAS NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO E IBICABA - ROTA DE IMIGRANTES ITALIANOS

  

ATENÇÃO!!! ULTIMA EDIÇÃO DESSE EVENTO...

 

1) Fazenda Nossa Senhora da Conceição (Jundiaí)


Núcleo de uma antiga fazenda criada em 1810 dedicada ao plantio de cana de açucar, que a partir demeados do séc. XIX passou a produzir café. Era uma das várias fazendas do Barão de Serra Negra –Francisco José da Conceição, daí a escolha de sua santa protetora –, figura de altos contatos, que recebeu,nesta fazenda, a visita da Princesa Isabel. No seu auge a Conceição chegou a ter 3.000 alqueires, 350.000 pés de café e 108 escravos. Recebeu seus primeiros imigrantes italianos no início da década de 1880, e a influência destes é bem notável por exemplo na construção da bela capela com a entrada sob um frontão triangular. Após a crise de 1930, contando com o conhecimento desses, a fazenda passou a produzir uvas e vinho de mesa.
Site https://www.fnsc.com.br/a-fazenda



2) Fazenda Ibicaba (Cordeirópolis)

Resultado de imagem para fazenda ibicaba

Originou-se em 1817 de uma sesmaria que pertencia ao Senador Nicolau de Campos Vergueiro e aoBrigadeiro Luiz Antonio de Souza; ambos eram portugueses, sendo o Brigadeiro dono da maior fortuna da província de São Paulo e segunda maior do Brasil, e Vergueiro, político importante e um dos poucos advogados de São Paulo, não lhe ficava muito atrás como dono de riqueza. O Brigadeiro logo se separou da sociedade, e sob o comando de Vergueiro e seus filhos (que tinham educação européia e tratavam diretamente dos negócios em alemão), foi a pioneira, na década de 1840, na introdução da mão de obra livre, trazendo da Europa (de Portugal e de vários países de etnia germânica) colonos pelo sistema de parceria. Nesse sistema, teoricamente, a produção era dividida entre o proprietário e os colonos, podendo estes resgatar a dívida de pagamento de sua passagem de vinda, e iniciar uma vida próspera. A fazenda chegou a ter mais de três mil pessoas, e pelo alto nível técnico e artesanal de seus colonos era quase autossuficiente, tornando-se um marco no desenvolvimento tecnológico da nossa agricultura.
A Ibicaba, com 1,2 milhões de pés da café, foi uma das maiores produtoras de café da província de São Paulo, ou seja, uma das maiores do mundo. Seus terreiros de secagem de café cobriam 2,5 alqueires, área equivalente a 10 campos de futebol! Vergueiro faleceu em 1859, e os primeiros colonos italianos chegaram em 1882, marcando fortemente toda a região. Anos depois veio a decadência. A fazenda conserva ainda a bela sede do início do séc. XX, capela, escola, torre do relógio com mirante (acessível por escada), terreiros, máquinas para benefício do café, uma das maiores tulhas sobreviventes no nosso estado, e sob ela a senzala – é dedicado ao turismo histórico-cultural.
Site http://www.fazendaibicaba.com.br/ ; https://pt.wikipedia.org/wiki/Fazenda_Ibicaba



Guia:

Virginio Mantesso Neto é geólogo, bacharel em História e Guia de Turismo. Descendente de imigrantes de três regiões da Itália, desde 1984 dedica-se ao estudo da imigração italiana, da genealogia e da paleografia (leitura de documentos antigos - no caso, particularmente de documentos ligados a estes temas). Desde 2005 ministra cursos avulsos sobre a imigração italiana e genealogia (estando atualmente na 34a edição), e desde 2009 sobre paleografia (atualmente na 11a edição). Promove e acompanha visitas e viagens histórico-culturais no Brasil, quando está aqui, e na Itália, onde atualmente reside.

 

Inclusos:

1) Visita guiada à Fazenda Nossa Senhora da Conceição.
2) Delicioso almoço com cardápio fixo: Grelhado mix (filé de frango, contra filé, miolo de alcatra e linguiça grelhada), salada (alface, tomate, cebola, farofa e cebolete), arroz, feijão, batata, polenta, mandioca e sobremesa. (NB: bebidas não inclusas).
3) Visita guiada à Fazenda Ibicaba.
4) Lanche da tarde (bolo, biscoitinhos, sucos e café) na antiga cocheira.
5) Transporte em van ou micro-ônibus (conforme o número de inscritos), com ar condicionado.


Data, saída e retorno:

1) Data: 13 de outubro de 2019 (domingo)
2) Saída: 08:00h, SEM ATRASO, da Av. Domingos de Morais, 660, estação ana Rosa do metrô. Chegar às 07:45hs, não poderemos esperar por retardatários.
3) Retorno: aproximadamente  20:00h ao mesmo local.

Condições:


1) A visita será realizada com qualquer tempo.
2) É permitida a substituição de participantes inscritos, mas no caso de desistência ou não comparecimento por qualquer motivo não haverá devolução de valores nem crédito para atividades futuras.
3) Use sapatos (de preferência fechados) e roupa confortáveis; leve chapéu ou sombrinha e protetor solar, mas também proteção contra frio e contra chuva. Estaremos em áreas rurais; se você for sensível, leve repelente contra insetos.
4) Leve documento de identidade (obrigatório).
5) Se tiver alguma necessidade especial de locomoção, ou alguma restrição de alimentação, entre em contato comigo ANTES (ver informações de contato) de fazer sua inscrição, para verificarmos se ela(s) pode(m) ser satisfeita(s).

Observação: 

Não inclui qualquer serviço que não esteja mencionado. 

Valor por pessoa: 

R$ 330,00 

Forma de pagamento: 

Mediante depósito, NO MÁXIMO ATÉ dia 10 DE OUTUBRO. Informações para o depósito através do  
E-mail: virginio@imigracaoitaliana.com.br   ou
Fone: + 55 11 99185 1943 ou
Pagamento com cartão de crédito clique Pagamento via Sympla

Conclusão de Reserva:

Após a conclusão do pagamento enviar e-mail para virginio@imigracaoitaliana.com.br com os dados abaixo: 
- Comprovante de pagamento;
- Nome completo;
- Número do RG;
- Celular de contato.


Informações de contato:

Virginio

E-mail: virginio@imigracaoitaliana.com.br
+ 55 11 99185 1943


Esperamos você lá !

Nenhum comentário:

Postar um comentário